você tem mais de
18 anos de idade?
SIM, EU TENHO!
NÃO TENHO   :/

BLOG

Conhecendo a NFL

Estratégia, dinâmica, tackle, touchdown... Veja um resumo daquilo que você precisa saber para poder acompanhar a NFL

- O que é? 

O Futebol Americano é um esporte que consiste no ganho de território, para isso alia muita estratégia, velocidade, força e tática. Os jogadores possuem funções individuais, mas trabalham em conjunto avançando, bloqueando e defendendo. Possuem diversas jogadas e formações para cada tipo de estratégia. O ponto alto da partida é conhecido como Touchdown.

- O campo.

  Vale lembrar que o sistema adotado são as Jardas (1 jarda = 0,914 metros). O campo possui 120 jardas (109,7 m) de comprimento por 53,5 jardas (48,92 m) de largura. As jardas são marcadas uma a uma, com delimitações de ponta à ponta à cada 5 jardas. As ultimas 10 jardas são chamadas de endzones (zona de pontuação),  possuem uma trave em cada extremo formando "Y".

[caption id="attachment_244" align="aligncenter" width="600"] Modelo de um campo de futebol americano (Arte/Thiago Rosa/Endzone)[/caption]

- Duração.

O jogo tem duração de 1 hora, dividida em 4 períodos de 15min cronometrados. Os dois primeiros períodos formam o 1º tempo e os dois últimos o 2º, com um intervalo de 12min entre eles.

- Os times.

Cada equipe é composta por mais de 30 atletas, mas somente 11 entram em campo por vez. Existem times para o ataque, para a defesa e alguns jogadores fazem parte do special team que são acionados em momentos específicos durante a partida.

- Posições de ataque.

O ataque consiste em avançar 10 jardas por down (descida). O time que ataca tem 4 tentativas para avanço das jardas, caso consiga, ganha-se mais 4 tentativas.
  • Quarterback: Na maioria dos times é o líder da equipe. Define qual jogada será executada e realiza o passe para a tentativa de conquistar a próxima descida.
  • Running Back: Acionado normalmente em curtas distâncias, faz o papel de proteger o quarterback.
  • Tight End: Bloqueia a defesa adversária e é acionado em rotas de escape para passar pelo meio da defesa.
  • Wide Receiver: Geralmente são os jogadores mais rápidos dos times. Fazem rotas esperando passes longos.

Posições de defesa.

A defesa busca evitar o avanço do ataque adversário. Utilizam muita estratégia e atenção para executarem um bom deslocamento. Seu movimento principal é o tackle que consiste em derrubar o adversário.

  • Linha defensiva: Pressiona o ataque, evita corridas centrais e tenta derrubar o quarterback adversário. Normalmente composta por 4 jogadores.
  • Linebacker: Ficam atrás da linha defensiva e buscam bloquear passes curtos que passam da linha defensiva e tentam pressionar o quarterback também. Se dividem em dois tipos, os centrais e os que ficam mais para a lateral do campo.
  • Cornerback: Responsáveis por marcarem os Wide Receivers, jogadores rápidos que se espelham na posição dos corredores adversários.
  • Safety: São os atletas que atuam para impedir uma jogada que iniciou bem. O primeiro fica mais próximo a linha defensiva, outro mais para o meio da formação e o último fica bem afastado para ajudar na cobertura caso o corredor passe pelos outros jogadores.
[caption id="attachment_254" align="aligncenter" width="810"] Modelo de posições no futebol americano (Arte/Lucas Jorge/CSB)[/caption]

Pontuações.

  • Touchdown: Quando um time consegue passar a endzone do campo adversário. +6 pontos.
[caption id="attachment_257" align="alignnone" width="480"] Exemplo de Touchdown[/caption]
  • Extra Point: Após o touchdown, o time pode escolher esse ponto de bonificação, um chute que deve passar por entre as traves. +1 ponto.
[caption id="attachment_258" align="alignnone" width="540"] Exemplo de Extra point[/caption]
  • Two Point Conversion: Pode ser escolhida ao invés do Extra Point. O time terá mais uma chance de atravessar a endzone adversária. +2 pontos.
[caption id="attachment_259" align="alignnone" width="500"] Exemplo de Two Point Conversion[/caption]
  • Field Goal: Caso não consigam avançar as 10 jardas, o time abre mão da 4ª tentativa e tenta chutar a bola entre as traves da distância da última jarda conquistada. +3 pontos.
[caption id="attachment_260" align="alignnone" width="640"] Exemplo de Field goal[/caption]
  • Bônus. Pontuação de defesa | Safety: Acontece quando algum atleta do time que está atacando é derrubado dentro de sua própria endzone, seja o quarterback, o running back ou até quando o jogador atingido deixa a bola cair e ela sai na parte de trás da endzone+2 pontos.
[caption id="attachment_261" align="alignnone" width="640"] Exemplo de Safety[/caption]

- Onde assistir? 

A temporada 2018-19 já está em andamento, com um jogo mais incrível do que o outro. O Cathedral Sports Bar transmite os jogos em mais de 30 telas simultâneas para você não perder nenhum lance. O SportBar fica na Av. XV de Novembro, 170 bem no coração da cidade Canção. Agora que você já entende tudo sobre NFL, que tal vir assistir no Sports Bar mais completo de Maringá e região? Confira os Stories no Instagram para ficar por dentro da nossa agenda e não perder um jogo!

[caption id="attachment_268" align="alignnone" width="810"] Cathedral Sports Bar em noite de jogo da NFL[/caption]

Curiosidades | 17/10/2018

NÃO PERCA TEMPO NA FILA

Baixe o aplicativo Get in para acompanhar nossa fila de espera e entrar nela de onde estiver.
Disponível na PLAY STORE e APPLE STORE.

Aplicativo de Fila de Espera

seg Fechado

ter 17:00 – 01:00

qua 17:00 – 01:00

qui 17:00 – 01:00

sex 17:00 – 01:30

sáb 12:00 – 01:30

dom 18:00 – 23:00