-->
você tem mais de
18 anos de idade?
SIM, EU TENHO!
NÃO TENHO   :/

BLOG

Natal e Cerveja, como harmonizar sua Ceia?

Nosso lema sempre será, ‘’cerveja só não combina com frescura’’, mas quais as melhores formas de combinar os sabores presentes na mesa de Natal?

 

            Sempre ouvimos falar sobre a harmonização de vinhos na ceia natalina, mas fique sabendo que o leque de possibilidades para combinar sabores aumenta muito se buscarmos equilibrar os típicos pratos dessa época do ano com o líquido sagrado, a cerveja.

            Partindo de um consenso mútuo, a harmonização pode contrastar, realçar ou equilibrar sabores. Na gastronomia também funciona assim. Batemos um papo com o Gestor de Bares e Restaurantes da Cervejaria Cathedral, Marcelo Baptistella, que nos conta sobre a relação entre o universo gastronômico atrelado com o clima natalino.

            ‘’A ceia de Natal é algo marcado como uma comemoração de mesa farta. Variedade e diversidades para agradar todos os paladares. Apesar de muita gente não gostar de frutas secas, por exemplo, é muito comum os pratos nessa época apresentarem uma pegada "agridoce"; com a presença de castanhas e diferentes tipos de frutas cítricas e desidratadas, proteínas salgadas, principalmente carnes brancas (por combinarem com o verão) adicionadas de molhos cítricos reduzidos que também combinam muito com o clima natalino e com a Ceia de Natal.’’

            Vamos ver agora algumas dicas de harmonização de pratos natalinos e cervejas. Separamos a ceia em quatro grupos: Entradas, Pratos principais, Acompanhamentos e Sobremesas. Iremos falar um pouco sobre cada uma delas e sobre o real protagonista da ceia natalina.

[caption id="attachment_424" align="alignleft" width="1800"] Fotos retiradas da internet.[/caption]  

           

  Marcelo nos conta que é muito importante servir entradas leves, já que a comemoração tende a ser um evento onde os participantes irão confraternizar por bastante tempo, conseguindo assim manter o público alimentado por um maior período. As dicas para entradas na ceia de natal são:
  • Caponatta de berinjela;
  • Patê de atum com raspas de limão siciliano;
  • Salpicão de frango com morangos;
  • Salada de batata doce com maionese e ervas frescas.

               A estratégia de harmonização na entrada é aliar com cervejas leves, de baixo ABV e IBU (percentual alcoólico e índice de amargor, respectivamente). As cervejas do estilo Witbier são uma ótima escolha por possuírem uma base de trigo, dando um caráter mais leve, podendo conter também adições de frutas cítricas e ervas cidreiras, as cervejas de final seco também podem ser harmonizadas como as Premium Lagers ou as German Weizen, que possuem um equilíbrio entre suavidade e doçura. Mas a entrada não é nosso protagonista na ceia.

           

 

Depois de servir a entrada, é a vez de dar lugar às proteínas e aos pratos mais elaborados. É válido ressaltar que possa haver pessoas que não comam proteínas provenientes de animais, então é interessante preparar uma opção vegana também. Com esses pratos toda a ceia ficará especial:

  • Tender ao molho de redução de maracujá;
  • Paleta de cordeiro;
  • Bacalhoada;
  • Seitan ao molho madeira.

           A grande questão da harmonização nos pratos principais é ficar atento as características do tipo de proteína escolhida. Uma Stout combina bem com a carne de cordeiro devido a sua cremosidade, mas não seria uma boa escolha caso você prefira o bacalhau, que por sua vez combina muito com uma American Pale Ale para dar contraste devido ao seu moderado amargor. Carnes de aves harmonizam muito bem com cervejas do estilo Belgian Dubbel e algumas Amber Lager também. Deve ser considerado também o tipo de molho utilizado no prato, um molho com notas cítricas fica potencializado com uma refrescante IPA que é a cerveja forte no verão. Mas o prato principal ainda não é o nosso protagonista.

           

 

Como o próprio nome já diz, os acompanhamentos em uma ceia de natal servem de suporte para algum outro prato de maior destaque na refeição. Separamos aqui as opções que mais combinam com o clima festivo nas ceias natalinas:

  • Arroz com lascas de amêndoas;
  • Batatas ao murro com alecrim e azeite aromatizado;
  • Purê de maçã;
  • Farofa de bacon e alho poró.

                Imagine a ordem da ceia, você provou as entradas com cervejas leves, e agora terá que montar um prato que faça coerência em seu paladar. Sabemos que a proteína é um fator importante na escolha da cerveja e você pode estar em dúvida sobre qual irá combinar, talvez o acompanhamento escolhido seja o seu critério de desempate. A Stout mais uma vez aparece, podendo harmonizar com batatas e casando com as paletas de cordeiro. A ousadia se dá caso a escolha seja por uma proteína mais leve juntamente com o purê de maçã, um ótimo estilo para essa combinação seriam as Russian Imperial Stout, que possuem notas de grãos torrados e amargos. Errou se pensou que esse seria o nosso protagonista.

   

     Ainda na conversa com o especialista gastronômico, Marcelo Baptistella diz que a sobremesa é o ‘’fechar com chave de ouro’’. Ou como ele relatou, ‘’...é quando você vai tirar o último suspiro da pessoa que veio confraternizar e deixar aquele "gostinho de quero mais" que só vai voltar no próximo final de ano... A sobremesa é sempre importante, e no Natal é perfeito para alegrar a todos.’’. As recomendações são:

  • Cheese cake de maracujá
  • Mousse de chocolate com lichia
  • Frutas frescas servidas com chantilly caseiro

             As sobremesas sempre são muito bem apresentadas, e para findar a refeição em grande estilo, nada como cair no clichê de ‘’deixar o melhor para o final’’. Aqui na sobremesa a harmonização é livre. Sabemos que quando há a presença do cítrico as cervejas estilo IPA são o mais recomendado, quando o assunto é frutas vermelhas com as Fruit Beer não tem erro; mas nada melhor do que finalizar com o seu estilo favorito. Antes estávamos combinando o prato com a cerveja, experimente inverter, escolha a sua cerveja favorita da noite e tente por em prática o que aprendeu até aqui sobre harmonização. E não, a sobremesa também não é nosso protagonista.

 

             Você já aprendeu como harmonizar estilos variados de cerveja, recebeu dicas sobre pratos natalinos, mas ainda não desconfia qual o elemento principal da ceia de natal. Finalizamos essa matéria com as palavras do Gestor de Bares e Restaurantes, Marcelo Baptistella:

[caption id="attachment_414" align="alignleft" width="300"] Sócio-proprietário da Cathedral Fábrica-Bar e da Cathedral Sports Bar / Gestor de Bares e Restaurantes / Técnico de cozinha  [/caption]

      ‘’O principal protagonista em uma ceia de Natal são as pessoas. É o momento aonde independente de cor, credo, religião e/ou classe social as pessoas se reúnem para renovarem os votos de alegria e paz. Independente do jeito que é feito; se cada um trás um pouco de comida, ou se é feito em casa ou em um buffet contratado. O protagonismo pra mim está na hora de fazer um brinde com todos envolvidos, tirando sorrisos e votos de felicidades de todo mundo.’’

     

          A festa é completa pelos amigos e familiares ao lado, pelos ingredientes no prato e pela harmonia que a cerveja traz para tudo isso. Nesse natal, experimente e tenha ousadia, mas nunca se esqueça de quem esteve ao seu lado durante todo o ano. Que tal um amigo *growler secreto? Verifique a disponibilidade ON TAP em nossas unidades e recarregue já o seu para o fim de ano. *Growlers são opções econômicas e conscientes, por serem reutilizáveis e terem preço por litro mais em cota do que os vendidos em copos e taças no brewpub. São nossos refratários para consumo próprio. 

  [caption id="attachment_425" align="alignleft" width="1800"] Fotos de clientes da Cervejaria Cathedral e Cathedral Sports Bar[/caption]  

        Venha conhecer de perto as unidades da Cervejaria Cathedral em Maringá, que foi eleita a Melhor Cervejaria de 2018, com raízes 100% regionais e valores pautados na qualidade e em proporcionar uma experiência inesquecível ao cliente. Nossos votos para o seu fim de ano são de muita paz, prosperidade, sucesso e um 2019 com muita breja de qualidade! Saúde ?

[caption id="attachment_436" align="aligncenter" width="340"] Foto cliente Cathedral[/caption]   Cervejaria Cathedral Fábrica Bar  Av. Dr. Alexandre Rasgulaeff, 5733 Terça – Quinta: 17h – 01h; Sexta: 17h – 01h30; Sábado: 12h – 01h30; Domingo: 18h – 23h.  Cathedral Sports Bar Av. Xv de Novembro, 170 Terça – Sábado: das 11h à 01h; Domingo: das 11h às 23h. *Não abriremos nossa unidades nos dias 25/12 (Terça de Natal) e dia 01/01 (Terça de Ano Novo).

Cozinha Cathedral | 13/12/2018

NÃO PERCA TEMPO NA FILA

Baixe o aplicativo Get in para acompanhar nossa fila de espera e entrar nela de onde estiver.
Disponível na PLAY STORE e APPLE STORE.

Aplicativo de Fila de Espera

seg Fechado

ter 17:00 – 01:00

qua 17:00 – 01:00

qui 17:00 – 01:00

sex 17:00 – 01:30

sáb 12:00 – 01:30

dom 18:00 – 23:00